Monitorando o seu ambiente de Banco de Dados com o Zabbix

Fala pessoal, tudo bem?

Este post vai servir de base para quem quiser assistir minha palestra no SQL Saturday – São Paulo 2017 “Monitorando o seu ambiente SQL Server com o Zabbix”, onde pretendo mostrar as vantagens de utilizar-se um recurso externo ao seu ambiente, ao invés de utilizar recursos internos do Windows e/ou do SQL Server.

Na palestra darei alguns exemplos de como utilizar a plataforma para identificar ofensores de performance, prováveis falhas, etc., também farei uma demonstração ao vivo das facilidades de operação do ambiente.

Para que seja de mais fácil compreensão, sugiro aos interessados que dêem uma olhada no site do Zabbix e do DBForBix da SmartMarmot Tech para entender um pouco mais sobre essas ferramentas. Os mais afoitos, também poderão realizar o download dos softwares e os instalar em uma VM.

Também falarei sobre as possíveis arquiteturas de ambiente de monitoração.

Como o evento é sobre o SQL Server, não vou poder falar que o Zabbix, com o auxílio de alguns plugins, como o DBForBix, consegue monitorar vários tipos de bancos de dados, como o Oracle, o PostgreSQL, o MySQL, o DB2, etc., além de outros equipamentos, como servidores, routers, switches, geladeiras com IoT, etc.

Para que ninguém fique triste, após o evento, pretendo disponibilizar um appliance pré-configurado para auxiliar nos labs de testes.

Não fique de fora, inscreva-se já para assistir esta e outras palestras no SQL Saturday 676, que acontecerá no dia 30 de setembro, a partir das 07:30.